Ostomizado em movimento

Com certeza a maior preocupação de uma pessoa ostomizada ou estomizada é o cuidado com os equipamentos (bolsas de ostomias). Mas é muito importante cuidarmos não só da parte clínica como também da parte física e psicológica, e um assunto importante que vamos abordar agora é ATIVIDADE FÍSICA.

A motivação em tratar deste tema apareceu, pois em minha convivência com os pacientes ostomizados, é muito raro ouvir relatos sobre exercícios físicos. É importante dizer que cada ser é único, e o retorno do paciente as suas atividades normais, irá variar de paciente a paciente. Quem determinará este retorno após consultas é a equipe multidisciplinar.

A atividade física poderá lhe trazer diversos benefícios, dentre eles, a melhora da circulação sanguínea, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos e sistema imune, equilíbrio corporal, e controle do peso. Além dos benefícios psicológicos como socialização, autoestima, melhora do humor, entre outros.

Um tema que está sendo bastante discutido entre e comunidade médica é a melhor recuperação de pacientes submetidos à radioterapia, após atividades físicas.

Conforme disse anteriormente, cada ser é único, portanto, vale a pena procurar uma atividade que lhe agrade e que lhe traga maior prazer. O importante é estar em movimento! E para isso seguem algumas dicas para quem deseja iniciar qualquer atividade física:

1 – A primeira dica é sempre procurar um médico para uma avaliação prévia, ele lhe indicará qual atividade será mais adequada de acordo com seu quadro clínico;

2 – Procure um profissional de Educação Física, ele lhe dará orientações de como iniciar e terminar as atividades, além de lhe preparar e acompanhar sua evolução;

3 – Converse com a equipe multidisciplinar, ela lhe dará dicas importantes sobre o que levar para a prática esportiva, como a bolsa de ostomia mais adequada, faixas, etc.

4 – Utilize sempre roupas leves e confortáveis e calçados adequados para a atividade física como tênis.

5 – Monte grupos, a atividade física se torna mais prazerosa quando é realizada junto a pessoas que gostamos;

6 – Faça alongamentos no início e final da atividade, isso poderá evitar contusões e dores após as atividades.

Não existem contraindicações em relação a atividades físicas para ostomizados, basta seguir as orientações de seu médico. Porém, é preciso cautela para alguns esportes de contato como futebol e basquete que podem gerar lesões ao estoma, e atividades com peso excessivo que podem ocasionar hérnias. Caminhadas ao ar livre, corridas, musculação moderada, bicicleta, e até natação ou hidroginástica são algumas sugestões.

Minha última dica e não menos importante é que estamos sempre ganhando novas chances divinas para viver, portanto viva da melhor forma possível e procure sempre evoluir com as dificuldades. Espero ter ajudado e motivado vocês a iniciar uma atividade física.

Rafael Oliveira
Educador Físico

GAMEDII

Nas Redes Sociais

Facebook

Youtube

Instagram

Blog

Cartão Prioridade

Cartão Prioridade

História em Quadrinhos

Clique para Download

Quero me cadastrar

Image
Image