Edilson

Antes do tratamento que comecei a receber para doença inflamatória intestinal , posso dizer que tinha uma vida insegura. Além dos desconfortos relacionados às infecções intestinais, tinha muita artrite reativa e padeci, também, vários anos com infecção no ouvido. Evidentemente que passei vários anos trocando de médico e buscando o tratamento adequado.

Os problemas e sintomas causados pela doença, além de prejudicar sobremaneira minha vida em sentido pessoal e, portanto, dificultar minha conduta social, também prejudicava minha vida profissional, já não me proporcionava segurança que poder exercer minha profissão: Muitas vezes tive que desmarcar aulas por contas de crises e até mesmo apresentações musicais por conta de artrite em uma das mãos ou outras articulações.

Além disso, com as dificuldades e as inseguranças relacionadas ao trato gastrointestinal, dificuldades com alimentação e perda de peso constitui outro fator que me causava grande insegurança em viver uma vida socialmente segura.

No final de 2011 tive contato, no Complexo Hospital Padre Bento, e iniciei tratamento sendo acompanhado pela equipe multiprofissional. Evidentemente que a melhora ocorreu paulatinamente, porém, logo no início pude perceber que o resultado era positivo e, aos poucos, pude sentir as melhoras.

EdilsonCom aproximadamente um ano de tratamento já estava tendo uma vida praticamente normal: havia recuperado minha segurança em viajar, visitar museus e ir a shows e concertos, além das aulas .

Também com o controle das artrites pude voltar estudar regularmente meu instrumento. Evidentemente que certos cuidados, tais como alimentação adequada, observação aos remetidos que possam prejudicar o tratamento, além de uma vida psicologicamente saudável, são de suma importância para que o tratamento continue dando resultados positivos.

Também nesse aspecto, a assistência que recebemos do grupo interdisciplinar, que conta com psicóloga, enfermeira que orienta nossas vacinas e nutricionista, constitui, também, fator importantíssimo no conjunto do tratamento. Assim, posso dizer que aproximadamente há cinco tenho tido uma vida praticamente normal. Isso se deve, sem sombra de dúvidas, ao cuidado e orientações que venho recebendo.

Porém, um dos fatores que mais considero importante é que esse tratamento, justamente por seu caráter público, tem ajudado muitas outras pessoas.


© GAMEDII - Grupo de Assistência Multidisciplinar em Estomias e Doença Inflamatória Intestinal | Direitos Reservados